Para atingir um bom nível de conhecimento em um idioma, é preciso estudo diário e prática. Afinal, para aprender algo novo, o esforço é essencial. Quando se trata disso, porém, o desafio que muitos encontram é a falta de tempo para estudar inglês.

Não por acaso, com as atividades do dia a dia, pode ser difícil encontrar um espaço para praticar e treinar o idioma. Com isso, o estudo da língua inglesa fica de lado e a fluência parece cada vez mais distante.

Apesar desses desafios, é possível sim encontrar um tempo para estudar inglês. Colocando algumas dicas em prática, você conseguirá praticar e aprimorar o seu conhecimento do idioma mais falado no mundo. Quer saber mais? Então, continue a leitura do texto!

Alie o estudo com algo que você gosta

Gosta de jogar vídeo game? Cozinhar? Ler? Então, por que não aliar uma atividade ou hobby com o estudo do inglês? Dessa forma, você terá mais motivação para tirar um tempo do dia para treinar o idioma, deixando o aprendizado mais leve e prazeroso.

Estudar inglês não precisa ser algo tedioso. Na verdade, quando unimos aquilo de que gostamos com o estudo, aumentam as chances de absorvermos o conteúdo mais rápido, bem como a concentração também é maior.

Se gosta de ler, por exemplo, busque por livros em inglês, que sejam interessantes e de acordo com o nível que você tem no idioma. Desse modo, quanto mais contato tiver com a leitura, mais palavras novas conhecerá.

Insira o inglês no dia a dia

Um dos segredos para aprofundar o conhecimento em inglês é utilizá-lo ao máximo, em todas as situações em que surgir a oportunidade. Se usar frequentemente o idioma, aos poucos, você terá maior familiaridade com a língua e mais confiança para se comunicar.

É possível incluir a língua inglesa em diversas situações do dia. Por exemplo, enquanto você cozinha, tente lembrar o nome em inglês dos alimentos que estão sendo utilizados. Fazendo isso, você memoriza mais fácil e associa a imagem visual com a palavra. Outra dica é trocar as configurações do celular ou qualquer outro aparelho eletrônico para o inglês. Assim, você se acostuma com as palavras e expressões que usa diariamente.

Da mesma forma, séries, filmes, podcasts e músicas fazem parte da nossa rotina. Aproveite esses momentos de lazer para estudar inglês. Com isso em mente, ative a legenda em inglês quando assistir a um filme ou série e pesquise as palavras que não conhece. Além disso, escute podcasts no caminho para a escola ou trabalho.

Seja no mercado, na cozinha ou em qualquer outro momento do dia, é possível aprender inglês e aumentar o vocabulário. Por isso, use a criatividade e procure toda e qualquer oportunidade para estudar e aprimorar o conhecimento do idioma.

Organize um plano de estudos

Quando falamos de tempo, sabemos que organização é um fator decisivo para dar conta de um trabalho ou tarefa. Com o inglês, não seria diferente. Afinal, sua meta é atingir a fluência e, para isso, é preciso organizar os estudos.

Então, crie um plano de estudos de acordo com a sua rotina e pense em horários livres. Vale anotar até os minutos que você tem disponível no horário de almoço, certo? Assim que você definir quando estudar, pense em conteúdos, assuntos e materiais que utilizará. Outra coisa importante é fixar pequenas metas de aprendizado para acompanhar o desenvolvimento.

Ao criar um plano de estudos, tenha cuidado com o tempo que você coloca como meta. Nada adianta passar quatro horas seguidas estudando inglês, por exemplo, se não reservar tempo para o descanso. Portanto, faça seu planejamento sem esquecer de respeitar os limites do corpo. Talvez, o ideal seja estabelecer um tempo menor, mas que seja um período de estudo produtivo.

Converse e escreva em inglês

Tem um amigo ou conhecido que fala inglês? Combine de conversar ou trocar ideias sobre o idioma, sempre que possível. A prática é um dos pontos mais importantes para conseguir se tornar fluente.

Para facilitar, você pode usar aplicativos para conversar com seus amigos, treinando a escrita e fala no idioma. Fazer isso é uma boa opção porque você consegue aprimorar o inglês em qualquer lugar, desde que tenha um celular ou outro dispositivo.

Algumas bibliotecas oferecem até mesmo horários com grupos de conversação em inglês. É uma alternativa interessante porque, nesses locais, você precisa manter um diálogo com os outros participantes do grupo, motivando a mente a estruturar frases.

Além disso, a troca de experiências e dicas ajuda na hora de aprender, pois o espaço se torna um lugar de compartilhamento de conhecimento. Por isso, invista em meios para conversar e escrever em inglês. No dia a dia, temos várias situações que podemos aproveitar para treinar essas habilidades.

Outra dica nesse sentido é praticar a escrita todos os dias. Como? Faça anotações sobre qualquer coisa que desejar. Uma sugestão é fazer uma lista em inglês de todas as atividades que você tem para aquele dia. Tenha um diário e monte frases sobre a sua rotina.

Se você assistir a uma palestra ou estiver em uma aula, tente anotar as frases e pontos principais em inglês. Depois, estude e revise todas as suas anotações para fixar bem o que você aprendeu.

Use aplicativos

Os aplicativos podem ser uma boa opção se você tem pouco tempo disponível. De forma rápida, é possível treinar o inglês em qualquer lugar. Para aprender o idioma, há diversas alternativas que você pode ter em seu celular.

Jogos, conversação com nativos, dicionários e vários outros podem ser utilizados para melhorar o aprendizado. Use esses recursos como suporte na hora de aprender o inglês. Além de serem úteis, a muitos dos aplicativos são gratuitos e fáceis de utilizar.

Com uma boa organização, é possível ter tempo para estudar inglês. Procurar incluir o idioma em vários momentos do dia a dia ajuda a fixar palavras novas e estar sempre em contato com o aprendizado. Além do mais, ter um plano de estudos definido e personalizado para a rotina serve de apoio para não deixar de estudar o inglês ou se perder nos conteúdos.

Viu como moldar a rotina e encontrar tempo para estudar inglês é possível até mesmo para aqueles que têm pouco espaço livre na rotina durante o dia?

O que você achou dessa leitura? Tem mais alguma dica para encontrar tempo para aprender inglês? Então, comente neste texto e compartilhe sua opinião conosco e com os demais leitores!