Powered by Rock Convert

Em tempos de instabilidade na economia brasileira, as empresas voltam os olhos para os profissionais de alta performance, que costumam ser multidisciplinares e eficientes — capazes de proporcionar ao ambiente corporativo o alcance das metas estipuladas.

Define-se como alta performance o atingimento de todo o seu potencial, o que permite obter resultados considerados acima da média. Basicamente, consiste em agir e produzir em um nível de excelência superior ao que a organização espera do profissional. Dar o máximo na realização das atividades profissionais é essencial para se destacar em relação à concorrência e conquistar os melhores espaços disponíveis no mercado de trabalho.

Quer melhorar os seus resultados? Confira abaixo quais são as características dos profissionais de alta performance que você precisa desenvolver!

1. Estão em busca constante por conhecimento

Os profissionais de excelência são conhecidos por buscar a sua melhoria contínua. Isso faz com que eles sejam fonte de inovação e estejam sempre alinhados ao propósito dos negócios da empresa e ao futuro do segmento.

Entretanto, esse perfil visionário não é adquirido sozinho. É necessário investir em qualificação acadêmica e profissional, como especialização e o estudo de novos idiomas. Nesse sentido, aprender inglês é crucial para potencializar a sua capacitação, visto que permite ajudar a empresa a abrir as portas internacionais — seja em conferências, seja em negociações com empresas estrangeiras.

2. Fazem uma excelente gestão do tempo

No geral, as pessoas que apresentam resultados acima da média não necessitam de supervisão e alcançam as metas sem que os seus superiores tenham que ficar cobrando de hora em hora. Isso acontece porque elas fazem uma gestão eficiente do seu tempo.

Portanto, saiba o momento certo de cada atividade. Enquanto estiver no trabalho, evite se envolver com as tarefas pessoais ou se distrair com questões que possam tirar o seu foco e fazer com que a sua produtividade caia — ocasionando a perda de prazo e de qualidade nos seus projetos.

3. Têm inteligência emocional

Nem todos os dias você vai estar de bom humor, concordar com todos os seus colegas de trabalho ou atuar no desenvolvimento de atividades que considera agradáveis. Por isso, assim como na vida social, os profissionais de alta performance sabem como administrar as situações adversas que acontecem no ambiente de trabalho.

O segredo é não se deixar influenciar pelo pessimismo, pela raiva, pelo estresse e pelos demais sentimentos negativos que possam atrapalhar o seu crescimento.

4. Sabem dar e receber feedback

Para aprimorar o seu desempenho continuamente, é crucial estar aberto para dar e receber críticas. Saiba ouvir o retorno do seu líder sem levar para o lado pessoal, e compreenda quais são os aspectos positivos e negativos do seu trabalho que devem ser melhorados. Além disso, aponte o que poderia ser melhor por parte da empresa.

Ao trabalhar junto e avaliar onde as mudanças serão mais bem aproveitadas, a tendência é que o trabalho renda mais e impacte positivamente todos os envolvidos na organização.

5. Conseguem dizer não

Saber identificar o que merece a sua atenção ou não faz com que você não perca tempo com o que não lhe acrescenta em nada. É isso que fazem os profissionais mais requisitados do mercado: conseguem dizer não para tarefas e compromissos improdutivos.

6. São focados em metas e resultados

Foco e comprometimento estão entre as principais características de quem se destaca nas corporações. Essas pessoas abraçam os desafios da empresa e seguem firmes no cumprimento das metas, tendo coragem e persistência para não se abater com as falhas e transformá-las em conquistas.

A disciplina é a palavra-chave para aqueles que almejam se tornar profissionais de alta performance. Isso inclui o gerenciamento das duas ações e tempo para se dedicar ao que de fato aperfeiçoa as suas habilidades, como um curso de inglês ou treinamentos específicos.

Gostou deste post? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Powered by Rock Convert