Powered by Rock Convert

Não há dúvidas sobre a importância de um curso de inglês, já que esse é um idioma universal. Quando se fala em proporcionar o melhor para os filhos, então, essa capacitação se torna ainda mais essencial. Isso porque a língua inglesa está presente em diversas áreas da vida e uma criança adaptada a ela tende a evoluir social e intelectualmente.

Devido à sua importância, nunca é tarde para absorver esse idioma. Não há, por exemplo, um momento específico para aprender inglês com sucesso. Porém, é fato que, quanto mais cedo esse processo é iniciado, melhor é a familiarização com a nova língua.

Para te ajudar a escolher o momento certo de matricular seu filho em um curso de língua inglesa, nós reunimos neste post vários aspectos desse passo importante para o futuro dele. Confira!

A presença do inglês no dia a dia

Tecnologia e entretenimento são algumas das áreas em que o inglês já foi adotado como língua principal. As crianças que têm o hábito de jogar na internet — seja em computadores, tablets ou smartphones — conhecem, por exemplo, termos como “online”, “gamer”, “play” e “pause”. Essas palavras fazem parte do dia a dia delas e o vocabulário estrangeiro aumentará, cada vez mais, à medida que crescerem.

Um campo também muito ligado à língua inglesa é o televisivo com filmes, desenhos e programas que os pequenos assistem. Muitos deles gostam de heróis como Batman, Superman ou Flash e alguns até conhecem o Homem-Aranha por Spider-Man. Desenhos animados e séries como Power Rangers também introduzem o inglês na rotina das crianças sem que elas percebam.

Além desses quesitos, a convivência com adultos também é recheada por esse novo idioma. Redes sociais como Facebook, WhatsApp e YouTube são alguns dos exemplos. Afinal, quem nunca comentou sobre um “like” ou uma mensagem “inbox” na frente dos filhos? Tudo isso estreita a relação entre o português e o inglês na cabeça de uma criança de forma orgânica.

As vantagens de aprender inglês na infância

A infância é o momento em que muitas coisas importantes estão sendo absorvidas e aprendidas. Assim, mesmo convivendo tão próximos desse idioma, muitos pequenos não praticam ele o suficiente e o perdem em meio a outras novas informações. Por isso, é tão importante que o contato com o inglês ocorra o mais cedo possível na vida do seu filho.

Uma pesquisa internacional apontou que o cérebro se torna menos influenciável pelo ambiente com o passar dos anos. A partir das conclusões do estudo, fica nítido que quanto mais nova a criança, maior é sua facilidade em se adaptar a diferentes códigos de linguagem.

Em função dessa disponibilidade da mente infantil em aprender, há outras vantagens destacadas por especialistas. Essa imersão nos primeiros anos também possibilitaria um quociente de inteligência (QI) maior e mais agilidade na hora de fazer escolhas.

Ou seja, um curso de língua inglesa acaba oferecendo mais do apenas familiarizar seu filho com outro idioma. Ele também capacita o cérebro do pequeno para as demais áreas do conhecimento e, com isso, pode melhorar seu rendimento na escola ou até despertar nele novos interesses culturais.

A importância de escolher uma boa instituição de ensino

As questões que envolvem o futuro dos filhos sempre são muito presentes e, por vezes, tiram o sono dos pais. Isso porque é uma grande responsabilidade decidir por alguém que você ama incondicionalmente e que depende de você. Dessa maneira, pensar na educação das crianças exige atenção aos detalhes.

Muitas empresas oferecem cursos de inglês hoje em dia em função do destaque que o idioma ganha, continuamente, no mundo. Porém, como saber qual delas é a mais indicada para o seu pequeno?

Ao matricular uma criança de anos iniciais em um novo local de aprendizado, você precisa ter em mente de que esse espaço precisa ser confiável e acolhedor, tanto para o pai quanto para o filho.

Para sanar os anseios dos adultos, o principal é optar por uma instituição reconhecida e conceituada, pois é sinônimo de qualidade e segurança. Já para agradar os pequenos, é essencial que exista uma didática de ensino bastante dinâmica e interessante.

A participação dos pais no processo de aprendizagem

Outro detalhe importante na hora de fazer essa inserção em um curso para aprender inglês é que o processo não se restringe apenas às paredes da escola. Isso quer dizer que os pais têm um papel marcante na aprendizagem da criança e, por isso, uma interação familiar também voltada para esse novo idioma é muito aconselhada.

Mas os pais que têm pouco tempo com os pequenos devido ao serviço e à rotina intensa, não precisam se preocupar. Essa interação não está relacionada à quantidade de horas juntos e, sim, à qualidade desses momentos. O principal é investir em atividades prazerosas para estimular o pequeno e nunca ligar a aprendizagem à ideia de obrigação.

Um ótimo exemplo de participação é conversar com a criança e instigá-la a compartilhar as palavras que já conhece na língua inglesa. Outra possibilidade é que, juntos, vocês ouçam músicas e assistam filmes e desenhos nesse idioma.

Além disso, uma coisa que pode deixar seu filho empolgado com as descobertas é a família adotar algumas tradições norte-americanas, como o Haloween ou Ação de Graças. O contato com esses elementos culturais sempre deixa o aprendizado mais prazeroso.

Os benefícios futuros de um curso de inglês

A nível de adicionar conhecimentos, já é claro o quanto um curso de língua inglesa é importante. Mas você pode estar se perguntando como ele vai favorecer o seu filho no futuro de uma forma prática e isso é uma dúvida muito normal.

Os benefícios de dominar a língua inglesa ajudam muito em práticas diárias da vivência acadêmica, como as pesquisas e leituras nesse idioma. Porém, as maiores diferenças surgem na vida adulta, idade em que ter o inglês na ponta da língua fará toda a diferença.

Facilidade de inserção no mercado de trabalho

Os chefes e CEOs de empresas de todo porte não escondem o quanto é importante que um candidato fale inglês. Logo, chegar em uma entrevista ou dinâmica de contratação e possuir esse diferencial destacará o seu filho e possibilitará um ingresso mais rápido no mercado de trabalho.

Probabilidade de melhores remunerações

O dinheiro gasto com um esse tipo de curso acaba sendo um investimento, porque pessoas que possuem um segundo idioma tendem a ganhar salários maiores pela sua qualificação. Se essa língua alternativa for o inglês as chances aumentam, já que ele é considerado o idioma dos negócios.

Possibilidade de interagir com novas culturas

Conhecer novas culturas também é uma porta aberta pelo domínio da língua inglesa e isso se deve ao fato dela ser a língua mais falada em 45 países e ainda ser utilizada em muitos outros. Portanto, um jovem profissional que a conhece bem, tende a ser enviado a reuniões internacionais, pode fazer intercâmbios e não tem limites que o impeçam de conhecer o melhor que o mundo tem a oferecer.

Ao levar em consideração todas essas informações, fica evidente o quanto matricular seu filho ainda criança em um curso para aprender inglês é a opção mais inteligente para o futuro dele. Apesar de não ter idade certa para aprender, os pesquisadores reforçam o quanto se adiantar nesse caso faz uma diferença positiva.

É normal que durante esse processo surjam preocupações, afinal, é um novo mundo que surge para o filho e para os pais. Assim, na hora de decidir por um curso de inglês, busque o máximo possível de informações, como as didáticas de ensino, instalações e propostas de valor.

Gostou do conteúdo do post? Para saber mais ou tirar alguma dúvida, entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para ajudar!

Powered by Rock Convert