Powered by Rock Convert

A festa natalina é uma das datas comemorativas mais esperadas do ano. Assim como no Brasil, a comemoração também é muito aguardada nos Estados Unidos. O Natal americano possui semelhanças com o brasileiro e algumas diferenças no mínimo curiosas. Por exemplo, você sabia que nos EUA a noite do dia 24 é uma data qualquer e as comemorações acontecem apenas em 25 de dezembro?

Você já desejou comer os famosos biscoitinhos de gengibre que sempre aparecem nos filmes natalinos de Hollywood ou prefere o tradicional panetone que não pode faltar na mesa do brasileiro? Confira abaixo algumas das principais características do Natal americano!

1. Os americanos preferem árvores de Natal naturais

Quando se aproxima o mês de dezembro, os brasileiros correm para as lojas de decoração para comprar o pinheirinho de Natal artificial. Já nos Estados Unidos, os americanos vão até as ‘’christmas tree farms’’ (fazendas de árvores de Natal).

Essas fazendas contam com uma grande variedade de pinheiros que são plantados e cortados em formato de árvores de Natal. Embora também haja a oferta de pinheirinhos artificiais, a maioria das pessoas prefere escolher algo mais natural. Geralmente, as famílias pegam as suas caminhonetes, vão até uma fazenda, escolhem e cortam a sua própria árvore, a colocam no carro e levam para casa para decorá-la.

2. Os americanos montam antecipadamente o pinheirinho

Como é de costume, muitos brasileiros deixam para montar o pinheirinho de Natal em dezembro ou apenas dias antes da data comemorativa. Os americanos são mais apressados, logo depois do final de semana do feriado de Thanksgiving (Ação de Graças), que acontece em 22 de novembro, as famílias param e se reúnem para decorar a árvore natalina.

Na atualidade, há quem se empolga tanto que mal tira a decoração feita no Haloween e já monta a de Natal. Porém, o mais tradicional ainda é aguardar o fim de semana após a Ação de Graças para cortar o pinheirinho e tirar os itens decorativos das caixas.

3. Os biscoitinhos de gengibre substituem o panetone

Apesar de ser uma iguaria italiana, o panetone caiu no gosto do brasileiro, colocando o Brasil como o segundo país que mais o consome no mundo, perdendo apenas para a Itália. Nos Estados Unidos, o que agrada o paladar das crianças e dos adultos são os gigerbreads house (biscoitinhos de gengibre), que são preparados em formato de casinha e usados na decoração da mesa de Natal.

4. O Natal americano é regado a eggnog

Enquanto os brasileiros tomam um champanhe ou não abrem mão de uma cervejinha, nos EUA o mais comum é tomar eggnog na ceia natalina. A bebida é preparada a partir de uma mistura de ovo, açúcar, leite, noz moscada, creme de leite, baunilha e conhaque. O drink também serve para ajudar a espantar o frio do inverno norte-americano.

 5. Os americanos penduram as meias para ganhar presentes

Usadas apenas como elemento decorativo no Natal brasileiro, as meias ou stockings têm um significado diferente para os americanos. Normalmente, cada membro da família tem uma meia e a pendura em um local em que o Papai Noel vai passar e deixar um presente. Para ficarem mais charmosas, as peças são decoradas com botões e lacinhos coloridos.

6. As revelacões do Secret Santa

Conhecido no Brasil como Amigo Secreto, o Secret Santa também é realizado nos EUA. Durante a noite de Natal, os familiares se juntam e revelam quem sorteou o nome de quem e fazem a troca de presentes.

Aliás, em se tratando de ser presenteado, os americanos adoram ganhar comida de presente. Se você der um bolo ou biscoitos para um estadunidense no Natal, de forma alguma ele se sentirá ofendido.

7. A neve não é uma realidade no país inteiro

Nos filmes americanos de Natal, é comum vermos os personagens brincando de fazer bonecos de neve. No entanto, mesmo que essa data seja comemorada em pleno inverno nos EUA, não neva em todo o território norte-americano durante esse período. Na parte sul do país, como em Orlando, não tem neve.

8. Os concursos das casas mais bem decoradas

Por mais que os brasileiros gostem de decorar as casas com pisca-piscas e motivos natalinos, eles não levam esse momento tão a sério quanto os americanos. Nos Estados Unidos, há concursos para escolher a residência mais bem decorada durante o Natal.

A coisa é tão séria, que em alguns lugares as próprias prefeituras incentivam os moradores a decorar as suas casas e oferecem boas premiações para os vencedores. Como resultado, é possível presenciar um show de iluminação que torna a data ainda mais mágica.

9. As apresentações de corais natalinos

Para aquecer o coração daqueles que passam o Natal sozinhos, os americanos cultivam o hábito de reunir corais para cantar músicas natalinas em frente a hospitais, creches e casas de repouso.

A música está muito presente nesse período na vida dos americanos. Nas escolas é uma tradição as crianças aprenderem e ensaiarem músicas clássicas de Natal. Além disso, na véspera e no dia da comemoração, algumas rádios tocam apenas esse tipo de melodia.

10. Os filmes de Natal passam na TV o tempo todo

Se você viajar para os Estados Unidos na época de Natal e ligar a TV, certamente vai ver filmes com esse tema em todos os canais, tanto nos abertos quanto nos fechados. As emissoras mudam as suas programações no mês de dezembro e fazem verdadeiras maratonas de filmes natalinos. Na noite do dia 25, o clássico’’ A Felicidade Não Se Compra’’, produzido em 1946, é exibido religiosamente em vários canais.

11. As crianças também tiram foto com o Papai Noel

Quem é que não tem uma fotinho com o Papai Noel, não é mesmo? Os pais brasileiros costumam levar os seus filhos para tirar uma foto com o personagem natalino e também para que eles peçam o que querem ganhar de Natal. Nos EUA, as imagens com o bom velhinho também são registradas e usadas como decoração.

12. Os americanos adoram presentear com gift cards

No Brasil, quando alguém ganha um vale-presente pode rolar um constrangimento pelo fato de parecer que a pessoa que o está dando não se importou em escolher algo que tivesse a ver com o seu amigo.

Nos Estados Unidos, os gift cards são comuns no Natal e os americanos adoram dar e recebê-los. O item é vendido para todos os gostos e valores em praticamente todos os estabelecimentos comerciais.

O Natal americano é cheio de peculiaridades. Para quem tem curiosidades sobre como a data é comemorada em solo norte-americano, vale a pena visitar o país nessa época e apreciar tudo de pertinho.  

Gostou desse post? Compartilhe-o nas redes sociais e deixe os amigos saberem com os americanos comemoram o Natal!

Powered by Rock Convert