Powered by Rock Convert

Uma criança não sabe ainda a utilidade e a importância que o inglês terá na sua vida futura. Passar no vestibular, fazer um intercâmbio ou ter uma boa colocação profissional são coisas ainda muito distantes e abstratas.

Se você é daqueles adultos que não conseguiram aprender inglês — ou outro idioma — na escola, e agora tem receio que o mesmo aconteça com o seu filho, não deixe de ler este texto.

Além de reforçar a importância do inglês para crianças, vamos dar dicas de como ajudar seu filho a aprender essa língua estrangeira. Confira!

Por que ensinar inglês para crianças?

Apesar de não haver uma idade certa para aprender um novo idioma, algumas fases da vida parecem ser mais favoráveis para isso. A infância é considerada a melhor época para se aprender uma língua estrangeira, pois a criança ainda está desenvolvendo sua fala e criando o vocabulário que dá significado ao mundo ao seu redor.

Abaixo elencamos cinco dicas para você ajudar seu filho no aprendizado do novo idioma.

1. Pergunte o que ele aprendeu na sala de aula

Parece trivial, mas essa é uma das dicas mais importantes: perguntar ao seu filho o que ele aprendeu na aula de inglês pode ajudar significativamente na aprendizagem dele. O motivo é que ao fazer isso você mostra interesse e envolvimento pela sua vida escolar, principalmente no caso das crianças.

Assim, ele se sentirá confiante para lhe pedir ajuda caso sinta alguma dificuldade. Se você souber inglês, poderá auxiliá-lo. Se não souber, pelo menos garantirá que ele expresse suas dificuldades, o que ajudará os profissionais encarregados, seja na escola regular ou numa escola especializada em idiomas.

Se você matriculou seu filho num curso de idiomas, é fundamental saber se ele está satisfeito com as aulas. Segundo os especialistas, uma aula motivante e divertida é suficiente para que a criança seja atraída para o aprendizado da língua estrangeira.

Contudo, você deve fazer perguntas da forma mais natural possível, pois se a criança compreender o seu objetivo, poderá se sentir pressionada, o que vai atrapalhar a espontaneidade do processo.

2. Tente se comunicar em inglês

Mesmo que você não tenha domínio do idioma, tente falar em inglês com seu filho. Você pode checar o caderno de lições dele para saber o que está aprendendo e, assim, estimular o uso do vocabulário ensinado.

Esta dica é baseada na técnica de repetição no aprendizado de um novo idioma: o segredo é que para as crianças fixarem as novas informações, o conteúdo precisa ser repetido continuamente.

Assim, nada mais importante do que praticar. Se você e seu filho viajarem para um país de língua inglesa, por exemplo, vocês podem tentar se comunicar juntos. É possível até que você acabe aprendendo com ele!

3. Disponibilize jogos divertidos

Você deve se lembrar de como era difícil aprender inglês ou outro idioma antigamente. As aulas eram monótonas, baseadas na “decoreba” e sem nenhuma aplicação na vida cotidiana.

Disponibilizar jogos divertidos em inglês para crianças é uma ótima forma de aumentar o seu envolvimento. Assim, elas aprenderão enquanto se divertem, ou seja, de forma mais natural.

Escolas especializadas também costumam oferecer atividades para serem feitas em casa, como jogos de memória e músicas em inglês para que a criança cante junto. Então, você pode tomar isso como um parâmetro para avaliar a escola do seu filho.

4. Assista a filmes, séries e desenhos animados 

Assistir a programas junto com o seu filho também é uma ótima ideia para ajudar com o aprendizado do inglês. A Netflix e alguns canais de TV à cabo, por exemplo, oferecem uma variedade de filmes, séries e desenhos animados com opções de áudio e legendas em português e inglês.

Nada melhor do que aprender de forma descontraída, não é mesmo? Seguindo essa dica, além de potencializar o aprendizado do seu filho, ainda por cima você e ele terão mais assuntos em comum para conversar!

5. Utilize o auxílio da tecnologia

Outra forma bastante interessante de ajudar seu filho com o inglês é utilizando a tecnologia a seu favor. Hoje em dia existem diversos aplicativos educativos para smartphones.

Disponível para iOS e Android, o Duolingo é considerado o melhor aplicativo já desenvolvido para aprender línguas estrangeiras. Além de ser totalmente gratuito, sua interface é muito envolvente. Experimente!

6. Matricule seu filho numa escola de idiomas

Por fim, se seu filho está interessado em aprimorar seus conhecimentos na língua do Tio Sam, você pode matriculá-lo em um curso de inglês. O ICBEU (Instituto Cultural Brasil Estados Unidos), por exemplo, oferece um excelente curso de inglês para crianças, especialmente preparado para elas.

O curso Kids explora as seguintes características e habilidades:

  • uso da língua de maneira criativa, a partir de recursos linguísticos ilimitados;
  • habilidade de interpretar significados – através da abordagem funcional, a criança é levada a entender o contexto sem necessariamente entender palavras isoladas;
  • através de atividades lúdicas – instinto para a brincadeira e o divertimento – há vivência natural da língua;
  • procura-se fazer com que o subconsciente da criança trabalhe no processamento da linguagem, enquanto seu consciente fica voltado para a tarefa que ela quer cumprir. A criança é levada a aprender de forma indireta através de jogos e outras atividades lúdicas: aspecto essencial no processo de assimilação de qualquer idioma para a criança;
  •  capacidade imaginativa – a criança busca o sentido do mundo a sua volta e aprende a identificar padrões e também exceções. A fantasia faz parte de seu mundo e o professor estimula essa capacidade imaginativa de forma eficiente no ensino da língua;
  •  interação como instinto – essencial ao ensino de idiomas. É usado como uma das vantagens em nossa metodologia, pois a criança aprende colocando a “mão na massa”; e nada é mais prazeroso do que um ambiente propício a sociabilidade.

Além disso, o ICBEU também se preocupa em oferecer um ambiente acolhedor, no qual a criança é levada a participar de eventos pedagógicos para que seu potencial seja explorado e suas necessidades completamente atendidas.

E aí, gostou das dicas de como complementar, em casa, o ensino de inglês para crianças? Se estiver pensando em matricular seu filho numa escola de inglês, não perca tempo! Entre em contato com o ICBEU agora mesmo!

Powered by Rock Convert