Powered by Rock Convert

Assim como qualquer projeto de vida, aprender um novo idioma requer determinação. No entanto, nem sempre é tão simples assim. Afinal de contas, sempre surgem dificuldades e desânimo para prosseguir com o objetivo. Um dos problemas mais enfrentados por quem estuda inglês é a procrastinação. Talvez você se pergunte: como parar de procrastinar?

Para ajudar você a entender melhor o assunto, preparamos este post. Aqui, você vai aprender dicas de como evitar esse comportamento e ter sucesso na aprendizagem. Confira!

O que é procrastinação?

Antes de passarmos para as dicas, é importante entender o conceito da palavra procrastinar. De maneira geral, o termo se refere a adiar tarefas específicas — seus estudos, por exemplo — para fazer coisas menos importantes.

É uma maneira de seu cérebro proteger você de focar em algo que requer maior concentração. Muitos estudantes passam por essa situação que, se não for vencida, pode atrapalhar muito o desempenho acadêmico.

Mas fique tranquilo. Vamos ensinar agora como você pode vencer mais esse obstáculo na sua jornada em aprender o inglês.

Como parar de procrastinar?

Como você já sabe, estudar um novo idioma não é uma tarefa tão simples. Afinal, exige muita dedicação e disciplina para que os estudos sejam eficientes. Mas não basta contar apenas com a força de vontade. É preciso fazer um planejamento e tomar algumas atitudes para acabar de vez com a procrastinação.

Tenha apoio de uma escola de idiomas

As escolas de inglês ajudam os alunos na construção da aprendizagem do idioma. São estruturas que oferecem diversos recursos, como materiais didáticos variados, aulas dinâmicas e professores capacitados. Para ter uma rotina de estudos de sucesso, é válido ter o apoio das instituições de ensino. O compromisso de ter que comparecer nas aulas é um estímulo para sempre aprender algo novo.

Defina prazos e metas

Para evitar a procrastinação, o ideal é definir prazos e metas para seus estudos. Faça uma lista dos conteúdos e assuntos em que ainda apresenta dificuldade. Estipule o tempo que precisa para aprender aqueles em que você ainda tem dúvidas. Nessa fase de definição, é importante manter o foco e a disciplina. Marque cada meta atingida como uma conquista alcançada.

Estude em grupo

Outra estratégia interessante para manter o foco na aprendizagem é estudar em grupo. Peça ajuda aos seus amigos e monte um grupo de estudos. Dessa forma, seus companheiros podem deixar sua tarefa mais fácil de ser cumprida. Além disso, eles podem cobrar você e ajudá-lo a parar de procrastinar nas lições.

Evite distrações

As distrações no ambiente são fatores que atrapalham o aprendizado. Por outro lado, um local de estudo bem organizado e livre de interrupções melhora a assimilação do conteúdo. Portanto, livre-se das tentações que o fazem perder o foco. Faça uma lista do que atrapalha você e tome as seguintes providências:

  • desligue a televisão;
  • coloque o celular no modo avião;
  • evite olhar as redes sociais;
  • use a internet somente para pesquisas referentes aos conteúdos de inglês;
  • faça somente ligações de emergência em seu telefone;
  • acesse exclusivamente aplicativos referentes ao estudo.

Viu só como é fácil deixar de procrastinar ao estudar inglês? Vale ressaltar que quanto antes você colocar em prática o desejo de mudar, menos tempo você perderá em seu processo de aprendizado. E você não vai querer perder oportunidades por ainda não saber falar inglês, não é mesmo?

Portanto, não deixe para amanhã. Faça agora mesmo um planejamento da sua rotina de estudos e aplique esses passos para conseguir ter mais disciplina ao estudar a língua inglesa.

Agora que já conferiu dicas valiosas de como parar de procrastinar, deixe um comentário sobre o post! Queremos muito saber a sua opinião sobre o assunto.

Powered by Rock Convert