Você já pensou em como estudar inglês assistindo séries? Saiba que é perfeitamente possível aprender e se divertir ao mesmo tempo.

Não se limitar ao conteúdo ensinado dentro da sala de aula é essencial para progredir no aprendizado de um novo idioma. Vivemos em plena a era do streaming, em que os conteúdos midiáticos estão disponíveis para a maioria das pessoas e podem ser utilizados para complementar o ensino. 

Você não precisa mais carregar livros o tempo todo, basta ligar a televisão ou acessar uma plataforma online de seriados para se conectar com o idioma estrangeiro. No entanto, para que esse processo seja eficiente, é necessário adotar algumas estratégias que possibilitem o entendimento do conteúdo e a expansão dos seus conhecimentos.

Opções de séries são o que não faltam para começar praticar o seu inglês. Confira abaixo, as melhores dicas para acompanhar as aventuras dos seus personagens preferidos e ficar com o idioma afiado!

Conheça bem a série

Sabe aquela série que você já assistiu e adorou? Que tal vê-la novamente, só que em inglês? Conhecer bem o seriado é fundamental para fortalecer os seus estudos, além de fazer com que o processo flua naturalmente.

A vantagem de usar uma série que você já conhece é o fato de saber o contexto em que a história está se passando. Dessa maneira, poderá focar em aprender o vocabulário e não em tentar entender o que está acontecendo nas cenas.

Também é importante que o conteúdo esteja em conformidade com o seu nível de conhecimento em inglês. Se você é iniciante, é mais eficiente assistir uma série com vocabulário simples e com episódios de curta duração, por exemplo.

Escolha o seriado de acordo com a sua temática

Um dos benefícios de aprender inglês assistindo séries é que existe uma enorme variedade delas, com as mais diferentes temáticas e abordagens. Diante de tantas ofertas, você pode escolher aquela que tem mais a ver com os seus interesses e objetivos.

Entre o cotidiano da polícia norte-americana, plantões médicos, cidades invadidas por zumbis, dia a dia em pequenas vilas ou personagens diretamente dos anos 80, certamente há alguma alternativa com a qual você se identifique e possa utilizar como instrumento para aumentar o seu conhecimento na língua inglesa.

Quer melhorar a sua pronúncia? A série ”Orphan Black” é perfeita para esse caso, pois trata de uma mulher que tem vários clones, e cada um deles tem uma nacionalidade e um sotaque diferente. Com isso, você pode perceber e identificar as mudanças de linguagem que a atriz faz para dar vida a cada personagem.

Dentro dessa mesma necessidade, também há a ”Once Upon a Time” com uma grande variedade de personagens que são interpretados por atores de diversos países que têm o inglês como língua materna — fator que lhe ajuda a compreender as diferenças entre as pronúncias de uma mesma palavra.

Quer aprender um inglês atual e ficar por dentro das gírias estrangeiras do momento? Uma boa pedida para esse caso são os seriados de comédia, que geralmente são mais curtos, cheios de expressões idiomáticas e gírias atuais, além de muito divertidos. ”Friends” é uma série imbatível para essa finalidade.

Assista com e sem legendas

Quem está começando a falar inglês não precisa se preocupar, porque pode assistir as séries com e sem legendas. No início, use as legendas para se situar e, conforme for evoluindo, retire-as. Recomenda-se primeiro colocar a legenda em português e depois em inglês.

Saiba que assistir o conteúdo sem legendas não fará necessariamente com que você aprenda mais rápido. Como o foco está no aprendizado do idioma, o ideal é optar por seriados que tenham diálogos funcionais e que falem sobre o cotidiano. Não hesite em assistir o mesmo episódio quantas vezes precisar para compreendê-lo por completo, afinal, todo o processo de aprendizagem requer persistência e paciência.

Faça uma lista de vocabulário

É normal que você não compreenda tudo que é dito em cada cena. Por isso, para não precisar pausar os episódios toda hora e procurar o significado das palavras no dicionário, crie o hábito de assistir a série com caneta e papel por perto para fazer uma lista com as expressões que você não entender. Anote a fonética e tente assimilar pelo contexto em que os personagens estão atuando.

Depois, pesquise o verdadeiro significado da palavra em um dicionário monolíngue para evitar traduções, uma vez que nem sempre a tradução do inglês para o português é exata. Além disso, é importante incluir essas palavras no seu vocabulário estrangeiro e aplicá-las no momento de conversação.

Estabeleça metas

Para se lembrar de que você não está assistindo a série apenas para se entreter, estabeleça metas para mensurar a sua evolução no aprendizado da língua. Defina objetivos, como aprender cinco novas expressões por episódio ou assistir um capítulo do início ao fim sem legenda.

Ao estabelecer metas, mesmo que pequenas e simples, você aumenta o seu comprometimento em ver o conteúdo não só como uma fonte de diversão, mas também de aprendizagem. Dessa maneira, você também pode comprovar que realmente está aprendendo, o que serve de estímulo para continuar praticando a língua.

Faça games com os amigos

Falar sobre a série também ajuda na evolução do idioma, desde que isso seja feito em inglês, é claro. Para descontrair e aprender simultaneamente, você pode reunir os seus amigos que assistem ao mesmo conteúdo e propor games de adivinhação sobre os seriados e os seus respectivos personagens.

Uma opção é o ‘’Who Am I?’’(Quem sou eu?), em que cada pessoa escreve o nome de um personagem de uma série em um papel e cola na testa dos seus amigos, sem que eles vejam o que está escrito. A partir daí, os participantes começam a fazer perguntas em inglês para descobrir quem eles são.

Agora que você sabe como estudar inglês assistindo séries, já pode preparar a pipoca e sentar no sofá para relaxar, se entreter e deixar o idioma na ponta da língua.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais e mostre para os seus amigos como aprender inglês de um jeito divertido!