Powered by Rock Convert

Dominar a conversação em inglês é o objetivo de todo mundo que começa a aprendê-lo. Porém, não é raro encontrar pessoas que travam quando têm que colocar os seus conhecimentos em prática, é só iniciar uma conversa na língua inglesa para que as palavras fujam da sua cabeça.

Muitas vezes, esse problema está relacionado à ansiedade, medo de errar ao se comunicar em inglês e vergonha de se expor. Antes de qualquer coisa, é importante entender que esse não é um problema exclusivamente seu, é algo perfeitamente normal, que acontece com qualquer um que está aprendendo uma nova língua, pois o seu vocabulário ainda está em formação.

Por outro lado, é preciso ter em mente que só se torna fluente em inglês quem exercita a fala. Diante disso, é fundamental deixar os seus receios para trás e praticar muito. Quanto maior for a sua interação com o idioma, mais facilidade você terá para se comunicar até que isso aconteça naturalmente.

Cansou de travar quando conversa em inglês? Confira, abaixo, como melhorar a sua conversação agora mesmo!

Pratique constantemente

Não tem jeito, para falar bem inglês é necessário praticar, praticar e praticar. Para isso, é imprescindível envolver-se com a língua, colocando-a pouco a pouco no seu cotidiano. Comece configurando o seu celular e demais aparelhos eletrônicos em inglês para acostumar-se com o idioma.

Reserve um período do seu dia para treinar a sua conversação. Uma boa maneira de fazer isso é participando de grupos internacionais de assuntos que você gosta no Facebook, em que pode conversar com falantes nativos, testar os seus conhecimentos e ampliar o seu repertório de palavras e expressões.

Não tenha vergonha 

Um dos maiores obstáculos para uma boa conversação em inglês é a vergonha de errar. Muita gente tem a visão de que apenas as pessoas menos capacitadas erram, mas esse é um grande engano.  Errar é uma parte essencial do seu processo de aprendizagem, afinal, apenas a partir dos seus erros é que você aprenderá a maneira certa de falar.

Se você estiver fora da sala de aula, dificilmente alguém vai corrigir os seus erros. Portanto, quando você for praticar a língua em outros ambientes, peça para que as pessoas corrijam os seus deslizes. Em uma conversa com um estrangeiro, basta fazer uma perguntinha no final para tirar as suas dúvidas.

Aplique a técnica de voice over

Essa tática é bem simples, consistindo em ouvir um arquivo de áudio diversas vezes, prestando atenção na pronúncia, entonação, ritmo e pausas das palavras. Enquanto está ouvindo, leia o texto e registre anotações que julgar necessárias. Depois, leia juntamente com o áudio, repita isso até conseguir dizer as palavras sem ter que ler.

A prática dessa técnica é ótima para compreender as variações da fala, pois muitas vezes a entonação de uma palavra muda todo o contexto do que está sendo dito, além de aperfeiçoar a sua pronúncia.

Equilibre as habilidades de compreensão, escrita, leitura e fala

O foco aqui é a conversação, mas ela só é eficiente quando está equilibrada com as demais habilidades, como compreensão, escrita, leitura e fala. Isso porque, se você lê mal, a tendência é que ouça, veja e fale mal.

Sendo assim, para destravar a sua fala é crucial ler, ouvir e escrever em inglês. Com isso você constrói o seu vocabulário e terá menos dificuldade para lembrar-se das palavras quando iniciar uma conversa.

Aproveite as oportunidades para praticar

Pare de fugir, comece a praticar o seu inglês em todas as oportunidades que surgirem. Que tal procurar pessoas que você tem intimidade e que já dominam a língua para conversar e trocar experiências no segundo idioma? Para os tímidos, essa é uma boa maneira de se soltar.

Um curso também é ideal para trabalhar a conversação em inglês, visto que você poderá praticar com pessoas que estão no mesmo nível que você.

Ainda não conhece o curso do ICBEU? Então entre em contato conosco e descubra como a nossa metodologia pode ajudar você no desenvolvimento dessa habilidade!

Powered by Rock Convert