Powered by Rock Convert

Você já imaginou conseguir uma bolsa de pós-graduação nos Estados Unidos? Os EUA, país que tem algumas das melhores universidades do mundo, oferecem uma série de possibilidades para isso.

Ter fluência em inglês é importante não só como diferencial competitivo no mercado de trabalho, mas também para aproveitar oportunidades como essa e transformar o potencial internacional do seu currículo.

Confira agora as principais informações que podem levar você a essa grande conquista.

Como funciona a pós-graduação nos Estados Unidos?

É importante conhecer os principais termos americanos que podem se referir a bolsa de estudos: scholarship, grant, financial aid, assistantship e fellowship. As bolsas são oferecidas com o objetivo de estreitar relações e estimular a troca de conhecimentos entre os países.

Confira os dois tipos de bolsa:

  1. need based: bolsa concedida com base na necessidade financeira do aluno. Essa concessão é feita geralmente pelas instituições mais competitivas;

  2. merit based: bolsa concedida pelo mérito acadêmico (intelectual, artístico) do aluno. Instituições com menos potencial financeiro optam por oferecer esse tipo de bolsa.

Lá, há somente duas possibilidades de pós-graduação: mestrado, que dura pelo menos dois anos ou doutorado, que pode ser concluído entre cinco e sete anos. Por isso, é importante planejar o tempo de ausência de acordo com a opção pretendida.

As bolsas de mestrado tendem a ser institucionais, ou seja, são oferecidas pela própria faculdade ou por uma fundação externa. Em processos seletivos próprios, as instituições normalmente concedem as bolsas por mérito acadêmico a partir do segundo ano de mestrado.

Já as bolsas de doutorado são focadas em pesquisa. Nessa modalidade, o aluno pode obter isenção de pagamento da anuidade denominada tuition waiver ou, ainda, remuneração (stipend) por trabalho assistente de pesquisa ou de professor.

Os prazos de processos seletivos variam conforme a instituição. Dessa forma, é importante pesquisar com antecedência os programas de seleção para obter todas as informações necessárias para concorrer à bolsa

Como conseguir uma bolsa de estudos?

Alguns requisitos são fundamentais para conquistar bolsas americanas, como um bom rendimento acadêmico, inglês fluente e disponibilidade para morar no exterior por no mínimo seis meses.

Outro passo é conhecer e acompanhar os principais meios de acesso que são representados por programas do governo, instituições americanas e algumas instituições brasileiras.

Quais são os principais programas de educação?

Vamos listar agora os principais programas que oferecem bolsas de pós-graduação nos Estados Unidos. A sua chance de estudar no exterior e construir uma carreira internacional forte e respeitada pode estar em uma dessas instituições.

Conheça algumas instituições que oferecem bolsas:

  • Education USA: bolsas de mestrado, doutorado e, ainda, de cursos preparatórios;

  • Instituto Ling: bolsas de mestrado parciais a partir da segunda metade do curso;

  • Comissão Fullbright Brasil: bolsas variadas oferecidas de acordo com as regras disponíveis no calendário de bolsas;

  • Fundação Estudar: bolsas parciais de mestrado e doutorado que cobrem entre 5% e 95% do curso pretendido;

  • Fundação Lemann: bolsas de mestrado geralmente parciais, mas podem ser integrais;

  • Ciência sem Fronteiras: bolsas de doutorado que cobrem anuidades, ajuda de custo e deslocamento;

  • CNPq: bolsas de doutorado de acordo com as regras disponíveis no calendário de bolsas;

  • CAPES: bolsas de doutorado de acordo com as regras disponíveis no calendário de bolsas.

Viu como a pós-graduação nos Estados Unidos não é impossível? Comece o seu planejamento desde já. Se ainda assim você estiver com insegurança em relação à língua inglesa, conheça o nosso curso de proficiência em seis meses.

Powered by Rock Convert