O fácil acesso aos mais diferentes recursos tecnológicos em casa, como smart TVs, celulares, tablets e PCs, tem facilitado muito o aprendizado da língua inglesa para crianças. Filmes em inglês e séries, por exemplo, têm ajudado os pequenos a desenvolverem habilidades no idioma.

Além disso, ferramentas como essas dão a oportunidade de a família estar unida em uma atividade divertida que contribui para o aprendizado dos filhos.

Está cientificamente provado que as crianças pequenas têm mais facilidade para aprender outros idiomas. Isso porque, na infância, o desenvolvimento das habilidades cognitivas está potencializado. Então, se a criança for exposta a outro idioma, como o inglês, desde cedo, o aprendizado será mais simples e a fluência começará a vir naturalmente.

Quando um bebê nasce, ele consegue identificar os fonemas de qualquer idioma. Alguns meses após o primeiro aniversário, seu cérebro começa a perceber os fonemas da sua língua materna. Porém, se houver exposição a mais de um idioma seu cérebro manterá essa capacidade de reconhecer e produzir fonemas, até que o pensamento fica mais natural e a fluência passa a ser desenvolvida.

Por isso, os idiomas precisam fazer parte da rotina das crianças. Assistir a filmes e séries em inglês com os pais tem muitas vantagens. A começar que, para a criança, estar com os pais é um dos momentos mais felizes do dia e ter atenção deles certamente vai ajudar no seu aprendizado.

A diferença entre filmes e livros

É dispensável dizer que a leitura é um hábito insubstituível na vida de qualquer pessoa. No entanto, quando a criança está passando por um processo de imersão em outro idioma, há diferenças importantes na escolha do material de estudo.

Por meio dos livros observa-se a escrita formal, repeitando as regras gramaticais e ortografia. Já nos filmes a língua fica muito mais real, pois se ouve como os nativos falam de verdade. Gírias, contrações, elisões, sotaques (e até erros comuns no linguajar coloquial), ritmo, tudo isso só se encontra ao ouvir a voz de alguém.

Além disso, muitas expressões utilizadas nos filmes são parecidas com as que temos em nosso idioma. A vantagem dos filmes está no fato de que, com o tempo, o cérebro assimila as características dos nativos e as crianças tornam-se capazes de reproduzi-las de forma parecida.

A experiência deve ser algo divertido

O mais importante é que qualquer filme ou série escolhido pelos pais deve entrar no universo do seu filho. Ele precisa gostar do que está assistindo para essa atividade ter sentido. Do contrário, se ele não estiver entendendo ou não curtir aquela escolha, vai haver desinteresse e não prestará atenção.

A criança não pode perceber que está assistindo a um filme em inglês porque é uma obrigação. Aprender se torna muito mais eficiente quando isso não é visto uma tarefa. Se a ideia é ajudá-la a ter familiaridade com o idioma, a atividade deve ser uma experiência leve e divertida. Assim, seu filho sempre vai querer repetir a dose.

Criar um ambiente especial e fazer uma sessão de cinema em casa, por exemplo, certamente é muito bacana. Não esqueça a pipoca, refrigerante e tudo mais para deixar o momento bem gostoso — esse é um momento de lazer, acima de tudo!

Também é preciso respeitar o tempo da criança. Nem sempre seu filho aguentará assistir a um filme muito longo. Nesse ponto, as séries ou desenhos animados são bem interessantes, pois os episódios são curtos, então dá para controlar melhor o tempo e evitar o cansaço.

O uso de legendas

O filme pode ter legenda? Sim, sem dúvida! Essa é uma forma bastante interessante de aprendizado, pois está ligada à associação. Existem algumas maneiras de incluir as legendas nos conteúdos. Veja algumas:

Filmes em português com legendas em inglês

Enquanto a criança ouve o texto em português e vê as imagens, ela começa a identificar as palavras em inglês que aparecem na legenda. Assim, vai se habituando à ortografia do vocabulário.

Filmes em inglês com legendas em português

Aqui o material deve estar de acordo com a alfabetização da criança. Por isso, procure filmes com palavras e expressões condizentes com a idade do seu filho. Se ele tiver seis anos, por exemplo, veja a classificação indicativa para saber se o conteúdo está adequado para que ele acompanhe. Certamente os textos e as legendas serão mais fáceis de absorver.

Filmes em inglês com legendas em inglês

Esse talvez seja o momento mais difícil, porque demanda conhecer melhor o idioma falado e escrito. Facilita se o filme já for familiar. Porém, isso não é tão difícil de acontecer. Quando uma criança gosta muito de um filme é comum pedir para assistir mais de uma vez.

Filmes em inglês sem legendas

Dependendo do conteúdo é muito fácil assistir aos filmes sem legenda, pois eles pontuam um vocabulário adequado para a faixa etária da criança. Na Netflix, por exemplo, há desenhos com a opção de áudio em inglês. E a criança fica tão concentrada na história que nem percebe a mudança.

Uma ideia que funciona é fazer testes com seu filho, como: “hoje vamos ver um desenho com legendas em português”; “agora em inglês”; “desta vez vamos assistir sem legendas”, e observar como ele reage.

A necessidade de conversar sobre o filme

É importante lembrar que os pais se tornam professores das crianças em atividades como essa. Por isso, depois que a sessão terminar, você pode fazer alguma atividade lúdica sobre o filme que acabaram de assistir. Se existir algum personagem de que seu filho goste muito, você fazer algum jogo ou brincadeira estimulando que a criança reproduza falas comuns a esse personagem.

Mas se o tempo for curto, sempre que puder volte ao assunto do personagem com que seu filho mais se identifica e converse com ele procurando lembrar diálogos que aconteceram nas partes mais legais do filme. Crianças adoram repetir histórias, então será mais um estímulo ao aprendizado de maneira natural e prazerosa.

Filmes em inglês são uma excelente forma de ensinar o idioma aos pequenos e ótimas oportunidades para bons momentos em família. Você concorda? Compartilhe conosco sua opinião deixando um comentário nesse post.