A constante evolução da tecnologia tem revolucionado a nossa vida nos mais variados aspectos. Na área da educação não seria diferente. Atualmente há diversas plataformas que servem de apoio para os estudantes, inclusive para o aprendizado de idiomas, mas será que aplicativos para aprender inglês realmente funcionam?

Muitas pessoas têm se beneficiado das vantagens dos recursos tecnológicos para estudar uma nova língua. No entanto, é importante ressaltar que os aplicativos são mais indicados para as pessoas que já têm conhecimento básico do idioma, pois eles devem ser usados como auxílio complementar para o processo de aprendizagem.

Quer inserir essa opção nos seus estudos? Confira a seguir como usar os aplicativos para melhorar o seu inglês!

Por que não estudar inglês apenas pelos aplicativos?

Aprender inglês é uma tarefa que requer muita dedicação e treino, especialmente para quem iniciou os estudos na vida adulta e não está habituado ao contato com o segundo idioma. Não existe uma fórmula mágica para se tornar fluente de um dia para o outro — se você não se empenhar em exercitar as suas habilidades, dificilmente vai conseguir alcançar um bom nível de aprendizado, mesmo que frequente uma escola de idiomas ou tenha aulas particulares.

Uma das principais dicas para quem quer falar inglês é mergulhar no universo dessa língua, munindo-se de todas as alternativas possíveis para vivenciá-la no dia a dia. É nesse contexto que surgem os aplicativos de idiomas, que podem amparar na busca pela expansão dos conhecimentos porque, em geral, têm a finalidade de reforçar os conteúdos que já foram aprendidos em sala de aula.

Não é recomendado se basear apenas nos aplicativos para aprender inglês, tendo em vista que essas plataformas, apesar de úteis, são limitadas. Afinal, elas ajudam a fixar o conteúdo, oferecendo lições, games e demais atividades de interação, mas não trabalham a parte gramatical. Esta última é um fator essencial para dominar a língua. Tratando-se do inglês, existem níveis diferentes de complexidade, necessitando do auxílio de um professor para melhor compreensão. 

Qual a importância de um curso de inglês?

O inglês é a língua mais falada do mundo, sendo responsável por conectar pessoas de diferentes continentes. Aprender esse idioma tornou-se essencial não só para atender uma exigência do mercado de trabalho na maioria das áreas de atuação, mas também para realizações pessoais, como viajar e fazer intercâmbio no exterior.

Além dos aplicativos, basta pesquisar na internet para se deparar com inúmeras opções para estudar um novo idioma sem sair de casa. Contudo, nem todo mundo consegue se dar bem ao seguir por esse caminho. Na maioria das vezes, ele não é tão completo quanto o aprendizado oferecido por meio de um curso de inglês ou aulas particulares, que têm as seguintes vantagens:

Ensino completo

A escola de inglês oferece todo o suporte para que o aluno tenha uma boa experiência com a língua. Isso começa pela infraestrutura, uma vez que há laboratórios de informática, equipamentos multimídia, além de um ambiente confortável e apropriado para aprender.

Sem falar que você também conta com o professor, que é uma figura importantíssima para qualquer aprendizagem, e que terá a função de conduzir a sua aquisição de conhecimento, tirar as suas dúvidas e trazer informações atualizadas e embasadas para dentro da sala de aula.

Disciplina

Ao se matricular em um curso ou contratar aulas particulares, automaticamente você está se comprometendo a assistir às aulas, o que exige disciplina para se dedicar aos estudos. Muitas vezes, quem estuda no conforto do lar e sozinho acaba procrastinando as aulas, deixando-as sempre para depois, o que afeta a sua evolução.

Ter que se deslocar até a escola para aprender inglês pode ser visto como um ponto negativo para alguns, mas é isso contribui para que se tenha comprometimento para estudar e aprender de forma rápida e eficiente.

Motivação

O fato de você ter que investir o seu dinheiro para arcar com a mensalidade do curso já é considerado uma motivação em si. Dessa maneira, o estudante sente-se ainda mais estimulado a frequentar as aulas, respeitando a frequência desejada para dominar o idioma.  

O contato e a interação com os colegas de sala também são importantes para que você pratique mais a língua, aumente o seu repertório por meio de conversas e troque experiências de forma natural.

Autodidatismo não é para todo mundo

Você tem dificuldades para aprender algo novo sozinho? Saiba que não há nada de errado nisso, pois não é todo mundo que é autodidata, e é normal necessitar do auxílio de um instrutor para aprender a segunda língua.

Na aula, você pode ter a certeza de que está recebendo conteúdos corretos, o que pode não acontecer ao estudar pela internet, pois nem todas as fontes são confiáveis.

Quais as opções de aplicativos para aprimorar o inglês?

Agora, que você já sabe qual é a real função dos aplicativos para aprender inglês, está na hora de conhecer as opções mais indicadas para turbinar os seus estudos:

Duolingo

Considerado o mais popular entre os aplicativos de idiomas, o Duolingo é ideal para quem quer exercitar os seus conhecimentos na segunda língua. A ferramenta está disponível para Android, iPad e iPhone.

Nessa plataforma, você pode estudar de acordo com o seu nível de inglês. As aulas são separadas diariamente por temas sobre animais, comidas, roupas, direções, entre outros temas. Assim, o usuário pode treinar o seu vocabulário e audição a partir da técnica da memorização.

Hello English

Se você quer somente memorizar palavras, uma alternativa é o Hello English, que permite a definição do seu objetivo principal no aprendizado, como trabalho, jogos, viagem etc.

O aplicativo apresenta informações e explicações importantes para a sua evolução na língua inglesa, tendo como focos a conversação, a leitura extensa e a compreensão de frases. Para manter o aluno interessado em participar de cada etapa, a ferramenta libera recompensas conforme o usuário desbloqueia novos conteúdos.

Lingualeo

Para fugir das lições comuns, você tem à sua disposição o Lingualeo, que ensina vocabulários separados por temas por meio de vídeos, possibilitando o seu treino em diferentes níveis de complexidade.

O recurso também se adapta à rotina diária de cada usuário, elaborando perguntas de acordo com a sua idade, tempo disponível para interagir, dificuldades e temas específicos que pretende estudar.

Viu só como os aplicativos para aprender inglês podem ser úteis para a sua vida? Ao combiná-los com aulas apropriadas para o seu perfil, você terá mais facilidade para falar e aplicar o idioma no seu cotidiano.

Quer estudar inglês com um conteúdo personalizado para as suas necessidades? Conheça as vantagens das aulas individuais!