Powered by Rock Convert

Começar a estudar inglês ainda na infância é a melhor pedida para garantir uma pronúncia parecida com a dos falantes nativos. Especialistas apontam que aprender um segundo idioma nessa etapa da vida traz uma série de benefícios para o desenvolvimento, além de melhorar a vida social e cognitiva das crianças, tanto no presente quanto no futuro.

Você está cogitando colocar o seu filho em uma instituição para aprender uma segunda língua, mas está com medo de que isso possa atrapalhar os demais aprendizados dele? Não há com o que se preocupar, pois, quanto antes ele entrar em contato com um novo dialeto, mais facilidade terá para se expressar e melhor ficará em outras áreas do conhecimento.

Confira abaixo quais são as vantagens de matricular o seu filho em uma escola de inglês desde cedo!

1. Estudar inglês na infância aumenta a memória

Conforme estudos feitos pela Universidade de Granada na Espanha, que observaram o tempo que o cérebro leva para responder a um impulso, quem tem a habilidade de falar duas línguas desde o início da infância possui mais capacidade de memória e atenção, ou seja, consegue gravar com mais facilidade tudo o que aprende.

Portanto, a criança que começa a estudar inglês desde bem pequena consegue absorver melhor os conteúdos que conhece, assimilando a língua como se fosse um falante nativo. Se ela não deixar de manter contato com o idioma, a tendência é que ela se torne um adulto fluente.

2. Facilita a concentração

Ter aulas de inglês é uma ótima opção para aquelas crianças dispersas, que têm dificuldades para se concentrar e, por conta disso, acabam apresentando um rendimento insatisfatório na escola. Segundo um estudo desenvolvido pelo Instituto de Psicologia da USP, os pequeninos que são bilíngues apresentam aptidão maior para receber diversos estímulos e aprender vários conteúdos de uma só vez.

O cérebro é mais estimulado quando está aprendendo dois idiomas ao mesmo tempo. Ao estudar uma língua, de forma natural, o circuito da leitura irá se unir à habilidade de escrita. Tratando-se da aprendizagem de um dialeto, esse processo se torna ainda mais potente. Caso a criança aprenda outras matérias como, por exemplo, matemática, em inglês, isso vai aumentar o estímulo e a movimentação de outros aprendizados.

3. Expande a capacidade de raciocínio rápido

Quando se recebe estímulos na infância, isso reflete de maneira positiva no desenvolvimento cognitivo e contribui para aumentar a capacidade de raciocínio rápido, melhorando o funcionamento do cérebro em geral. Sendo assim, a mente da criança fica mais aberta para aprender e responder com facilidade sobre os conhecimentos com que entra em contato. Pode-se dizer que o cérebro infantil é uma espécie de biblioteca, que é capaz de assimilar e acumular tudo aquilo que lhe é apresentado.

As crianças já são criativas por si só e, quando estão estudando um segundo idioma, elas podem ter ainda mais criatividade, visto que não estão absorvendo apenas palavras estrangeiras, mas também uma outra cultura, que se difere dos seus costumes nativos. Isso gera uma série de benefícios para a vida inteira, fazendo com que elas tenham mais recursos mentais e referências ao precisarem criar algo.

4. Naturaliza a prática da língua 

Quando um adulto se matricula no curso de inglês, muito provavelmente ele se sentirá tímido e com vergonha de falar entre os seus colegas e acabar errando alguma pronúncia. Esse problema não acontece na fase infantil, pois as crianças não têm vergonha nem medo de errar. Consequentemente, isso as deixa mais livres para praticar a língua de forma natural e espontânea.

Uma vez que se fala mais o idioma e de forma desprendida, o aluno vai aprender e trabalhar mais a linguagem até que consiga compreendê-la corretamente. Além disso, as crianças também tendem a levar o aprendizado para casa, querendo praticá-lo com os pais e familiares. Para elas, é como se estivessem brincando, mas trata-se de uma brincadeira que está contribuindo para sua formação.

5. Garante a fluência na vida adulta

Se a pessoa começa a estudar inglês na infância, ela tem muito mais chances se ser fluente quando chegar à idade adulta do que quem só se interessa em aprender o idioma por necessidade profissional. Sem falar que a aprendizagem de um adulto é mais demorada, visto que o seu cérebro está menos ‘’limpo’’ do que o de uma criança, tendo dificuldades para assimilar uma nova linguagem.

Ser fluente em inglês não serve apenas para aumentar as oportunidades no mercado de trabalho. Essa habilidade também possibilita que a pessoa estude em outro país, podendo interagir com outras culturas, aumentando o seu repertório de conhecimentos em diferentes aspectos. Ao aprender inglês de maneira apropriada à sua faixa etária, os pequenos têm tudo para serem adultos sem limites para alcançar todos os seus objetivos.

Cuidados ao ingressar a criança em um curso de inglês

Quanto antes a criança começar a aprender inglês, melhor será. Porém, muitos pais se perguntam qual é a idade exata para colocá-las em contato com uma língua estrangeira. O período mais recomendado para iniciar esse estudo é antes dos sete anos, quando o ser humano é capaz de absorver absolutamente tudo o que aprende.

Assim que o bebê nasce, ele pode identificar fonemas ditos em qualquer língua. Após completar o seu primeiro ano de vida, o cérebro começa a dar ênfase para os fonemas que são produzidos na língua materna, mas, se ele for estimulado a aprender outro idioma, a capacidade de reconhecimento de linguagens que diferem da nativa será mantida.

Para que as aulas em inglês sejam totalmente proveitosas e realmente surtam efeito na idade infantil, é imprescindível que o material didático esteja adequado ao aluno para que haja maior interação com o conteúdo estudado. As atividades trabalhadas em sala devem ser lúdicas, usando brinquedos, histórias, imagens e jogos que estimulem e incentivem a aquisição e o treinamento dos conhecimentos.

São muitas as vantagens em estudar inglês durante a infância. Sem dúvidas, a principal delas é garantir a fluência da criança para o resto da vida, permitindo que ela possa explorar qualquer cultura em diferentes situações.

Gostou do nosso post? Compartilhe-o nas redes sociais para que os seus amigos também saibam o quão vantajoso é estudar inglês na fase infantil!

Powered by Rock Convert