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Saber comunicar-se é fundamental para qualquer coisa na vida, inclusive para construir uma carreira bem-sucedida. Uma boa comunicação no ambiente de trabalho faz toda a diferença, pois ajuda a evitar mal-entendidos, resultando no aumento da produtividade e, consequentemente, em bons resultados.

Há locais de trabalho onde é perceptível que existe uma tensão no ar. Na maioria das vezes, essa sensação negativa é fruto de um conflito que não foi bem resolvido por conta da comunicação falha da empresa e dos seus colaboradores. Com uma simples conversa ou com a adoção do comportamento adequado, situações como essa poderiam ser facilmente evitadas.

Quer trabalhar em um ambiente mais agradável para todos? Conheça as nossas sugestões de melhores práticas para melhorar a comunicação na sua empresa!

1. Estabeleça uma relação de empatia 

Uma das regras para uma boa comunicação é a empatia, ou seja, saber se colocar no lugar do outro, e é exatamente isso que você deve fazer com os seus colegas. Sempre que estiver em uma circunstância conflituosa ou em uma reunião, saiba falar e ouvir. Não seja aquele tipo de pessoa que interrompe o outro e não o deixa concluir qualquer ideia, por exemplo.

Procure conversar olho no olho e não dê respostas muito curtas, pois isso indica que você realmente assimilou e tem interesse pelo o que o seu colega ou chefe disse. Ao prestar atenção nos outros colaboradores e valorizar a opinião dos mesmos, você ganha mais respeito e reciprocidade, de modo a estabelecer vínculos no ambiente de trabalho.

2. Tome cuidado com expressões e gestos

Há quem queira se destacar tanto nas reuniões que acaba falando a primeira coisa que vem à cabeça e acaba passando vergonha. Pense antes de falar; se você vai dizer algo que não acrescenta em nada, é preferível ficar em silêncio, haja vista que só as boas ideias são capazes de destacar as pessoas.

Mesmo que você tenha intimidade com os outros profissionais, lembre-se que a empresa não é o melhor lugar para uma piada cheia de palavrões, assim como gestos desnecessários podem ser ofensivos para aqueles que estão ao seu redor.

3. Saiba dar feedbacks

O feedback é uma ferramenta indispensável em qualquer organização. No entanto, é necessário saber como passá-lo. O ideal é emitir uma opinião que enriqueça o trabalho do outro, que identifique os erros, aponte como poderia ser melhor, mas que também enalteça os acertos.

Dar uma opinião grosseira pode desmotivar quem a escuta. Enquanto que em um diálogo construtivo a tendência é que a pessoa sinta-se motivada a buscar o seu melhor em cada atividade que realiza.

4. Invista em conhecimentos de gestão

Para uma comunicação no ambiente de trabalho mais eficiente, o gestor deve conhecer o seu público, saber exatamente quais são as características das pessoas com as quais se relaciona, e isso só é viável a partir da convivência e de cursos e treinamentos de gestão.

Ao adquirir novos conhecimentos, você poderá aplicar uma linguagem corporativa mais adequada, além de promover estratégias que incentivem os colaboradores a dialogar mais entre si para chegar a um consenso na hora de resolver um problema ou desenvolver uma ideia.

5. Faça um curso de inglês empresarial

Se você trabalha em uma empresa que realiza negociações internacionais, falar inglês é uma habilidade imprescindível para que a comunicação flua positivamente. Nesse caso, é recomendável fazer um curso de inglês empresarial, que é focado no ambiente corporativo e ensina todos os termos utilizados nesse ambiente.

A partir desse aprendizado, você aumenta a sua competência profissional, pois ganha destaque dentro da empresa, visto que consegue ajudar a sua equipe nos mais diversos processos, e ainda valoriza o seu cargo com a utilização dos seus conhecimentos.

fluência no segundo idioma melhora sensivelmente a comunicação no ambiente de trabalho. Para isso, é necessário buscar um curso de inglês empresarial de qualidade, que seja lecionado por professores capacitados e renomados no mercado.

Tem interesse em aprender a língua inglesa para usar no seu trabalho? Entre em contato com o ICBEU e conheça a nossa modalidade de curso de inglês empresarial!

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